RESENHA: Livro Feliz Ano Velho — Marcelo Rubens Paiva
Mais uma vez minha namorada indica um livro e, novamente, estou aqui, resenhando sobre um ótimo conteúdo. Dessa vez, Marcelo Rubens Paiva e seu clássico Feliz Ano Velho, que, na minha ótica, mostrou toda a importância das amizades!
O autor apresenta memórias, opiniões e reflexões, além de parte do processo de recuperação, após tentar mergulhar em um lago, mais raso do que imaginara, e ficar tetraplégico. Tudo isso ainda na juventude, nos anos 70, com o Brasil em plena ditadura militar.
A história de uma pessoa que, após todas as dificuldades do tratamento, tendo uma evolução lenta, conseguir se adaptar, ter uma vida mais independente e escrever um livro, já vale por si só, afinal, está “embutido” vários ensinamentos, além de citar como a perseguição militar corroeu famílias.
No entanto, atento para a forma como Marcelo Rubens Paiva comentava de seus amigos. Da participação deles em todo processo de recuperação. O autor tem uma facilidade de amizade e convivência muito forte (com exceção da Stella, porque essa era competente demais). Ele é daquelas poucas pessoas que passam uma energia boa quando estamos perto. Senti tudo isso ao ler o livro.
Quando um amigo o visitava, senti que eu queria estar naquela sala ou hospital conversando também, mesmo com toda a tragédia do acidente. Afinal, o cara era gente boa, tocava um som bacana e tinha ótimas histórias, daquelas que são as “buscas” da felicidade (dessas verdadeiras e sem o chavão de saber explicitamente que está buscando isso), de tentar o improvável e deixar o amanhã pra quando ele chegar.
Recomendo o livro não só pela história de recuperação dele, mas também para nos ajudar a olharmos para nossos amigos e familiares. Lembrar quem são os pilares da nossa história. Trazer para perto. São eles que vivenciaram loucuras com a gente, que estavam conosco, nos vendo, e que nos conhecem bem e também serão eles que estarão conosco caso algo aconteça.
Serviço:
Livro: Feliz Ano Velho
Autor: Marcelo Rubens Paiva
Editora: Alfaguara
Nota: 5 estrelas (de 5)
Link na Amazon