Wilkner Anderson
2 min readDec 29, 2017

Livros e o aprender

Para Gabriel Garcia Marquez é possível viver Cem Anos de Solidão, como esperar e externalizar O Amor Nos Tempos do Cólera. Se nada disso adiantar, pode-se fazer coisas diferentes, sempre lembrando do passado e das Memórias de Minhas Putas Tristes para não cometer os mesmos erros. As Crônicas De Uma Morte Anunciada não cabe neste discurso, porque é algo descartado.

Diria, O Alquimista Paulo Coelho, que tira-se lições importantes ao pensar positivo nas situações mais emblemáticas da vida, basta acreditar. No entanto, é preciso estar preparado, como Marçal Aquino previa, pois Eu Receberia as Piores Notícia Dos Seus Lindos Lábios.

Cedo ou tarde iremos entender, nos conhecer e concluir, investigando, observando, sendo curioso e analítico, como nos ensinou Arthur Conan Doyle e Sherlock Holmes, no Estudo em Vermelho, dessa vez vermelho do coração. Mas, lembraremos das coisas boas, como se estivéssemos Nas Arquibancadas, não as de John Grisham, mas as da vida, torcendo para que o passado não se torne massacrante - e nós impotentes - e saibamos que fizemos o suficiente para não deixar uma boa oportunidade ir embora.

De qualquer maneira, posso adiantar que Os Portões de Roma, da minha casa e do meu quarto estarão sempre abertos, afinal, O Verso Da Língua é, sem dúvida, uma boa maneira para resolver as coisas. Espero não ser O Abusado por escrever e externalizar tudo isso aqui, mas não deixaria de citar que a Arte da Guerra nos ensinou a conhecer os defeitos do inimigo, mas, principalmente, os nossos.

Sem os meus livros preferidos (iniciados com letra Maiúscula a cada palavra no decorrer do texto), sinceramente, estaria limitado na minha forma de pensar. Hoje, percebo o quanto eles, e suas mais variadas lições, me fizeram assimilar melhor este momento da minha vida.

A resposta para minhas perguntas sempre estiveram ao meu alcance e, agora e finalmente, eu as entendo: faltava eu interligá-las. Missão cumprida.

Obs: Um remake de 2013.

Wilkner Anderson

Formado em Jornalismo e também em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Faz 10 anos que trabalho com projetos e testes de software .