Lideres do amanhã e a felicidade no ambiente de trabalho

Wilkner Anderson
3 min readJul 6, 2019

--

Propósito e protagonismo. A definição de cada uma dessas palavras está na minha cabeça desde 1° de julho quando estive no evento Líderes do Amanhã e participei da palestra O Fim do Círculo Vicioso do Márcio Fernandes. Ele compartilhou uma visão abrangente sobre liderança humanizada e enfatizou, no meu ponto de vista, a importância de colocar o significado dessas palavras em prática.

Atitudes no dia-a-dia nos impedem de assumir o protagonismo das nossas ações, seja na relação profissional ou pessoal. Falar mal de tudo e todos, de ter desculpas para o insucesso, resulta em olhar ao nosso redor e concluir que a culpa é sempre do outro. Isso é o círculo vicioso. No entanto, a direção e a forma de ver as coisas dependem da gente e, continuando desse jeito, estaremos propagando coisas ruins.

Banner da ação Líderes do Amanhã da Caixa Seguradora

Para mudar esse vício é importante ter espaço para agir e fazer diferente, criar um ambiente de trabalho cujo propósito faça sentido e para que os profissionais tenham interesse genuíno de estar ali. As empresas, com isso, tornam-se um caminho para atingir objetivos e, com cada profissional acreditando em si próprio, será possível confiar um no outro.

Se algo que acreditamos como correto não está bom devemos batalhar para mudar o correto, não fazer coisas erradas ou simplesmente deixar de fazer. Por isso, é importante ter brilho nos olhos, que mostra encantamento e satisfação, ao invés de sangue nos olhos, que remete a doença e sacrifício.

Precisamos de pessoas verdadeiras próximas da gente para, se for preciso, nos darem os famosos “puxões de orelha”, nos despertando para a realidade. Isso nos ajudará a ter confiança e assumir o protagonismo antes das oportunidades aparecerem. Dessa forma, quando elas surgirem, não as perdermos por despreparo.

Equipe FelizOdonto do programa Líderes do Amanhã

Então, líderes da nova geração, precisamos fazer parte das relações e, independentemente de posição na hierarquia, estarmos conectados com o mundo, familiares e colegas de trabalho. Assumir protagonismo e alinhar o nosso propósito ao do nossos empregos fará a diferença para sermos cada vez mais felizes também no trabalho!

--

--

Wilkner Anderson

Formado em Jornalismo e também em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Faz 10 anos que trabalho com projetos e testes de software .